quinta-feira, 11 de junho de 2009

CPI. Retardamento, recuo da oposição, “pressão de massa”, blog da Petrobrás

Jarbas de Holanda
Jornalista


Mesmo com o amplo predomínio dos governistas na comissão, e reforçado pela retomada de altos índices de popularidade nas últimas pesquisas (inclusive na do Ibope para a CNI, divulgada hoje), o presidente Lula segue concentrado no empenho de ter pleno controle da CPI da Petrobras. O que deve indicar receio de que da repercussão de denúncias que a ela cheguem possam resultar efeitos negativos de médio ou maior vulto para a direção da empresa e para o governo. Sobretudo em face do papel da mídia, objeto por isso de rápida ação da estatal com a criação de um blog destinado a neutralizar tal variável.

Quanto ao desequilíbrio político-partidário na CPI, a oposição, além de contar apenas com três dos 11 membros, e de ter sido marginalizada da presidência e da relatoria, foi praticamente compelida a recuar da disposição inicial de investigar os contratos da diretoria de Produção e Exploração, responsável pelo pré-sal, segundo nota do Globo de ontem, por pressão de fornecedores e prestadores de serviços, exercida especificamente sobre senadores do PSDB. Assim, o foco dela deverá voltar-se para contratos de outras áreas, como a de Consultoria externa de Comunicação (apesar de a estatal já contar com 1.150 profissionais para esse fim), bem como para vultosas verbas concedidas a ONGs e a respeito do aparelhamento petista da empresa.

Outro instrumento de pressão contra a CPI é a tentativa da direção do PT, com a parceria do PC do B – até agora engatinhando – de mobilizar os movimentos sindical (à frente a CUT) e estudantil (UNE) para a montagem de uma onda popular de combate à investigação, caracterizada como “palanque eleitoral” oposicionista e como tendo o objetivo de enfraquecer a Petrobras abrindo caminho para sua privatização. Participando de ato contra a CPI realizado anteontem na Assembléia Legislativa de São Paulo, o presidente da Federação dos Petroleiros e dirigente petista Antonio Carlos Spis afirmou: “O foco da CPI não é bem a Petrobras, é a soberania nacional: o povo brasileiro precisa ser informado das reais intenções dos que querem privatizar o petróleo brasileiro”. Enquanto o líder da bancada do partido na Assembléia, Ruy Falcão, recomendava que “os movimentos organizados devem lutar contra o sonho dos privatistas, tucanos e demos, que não perdem a oportunidade de entregar as maiores riquezas do país à iniciativa privada”.

A controvérsia sobre o blog – De um lado, o presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli, no programa Roda Viva da TV Cultura da última segunda-feira, negou que a criação do blog (para
divulgar questionamentos feitos pela mídia antes de publicadas as matérias às quais eles se referem) faça parte de estratégia para esvaziar a CPI, mas admitiu que a estatal vive “um momento de intensa exposição”, sendo “bombardeada com denúncias infundadas”, das quais precisa defender-se. Classificou o blog como “iniciativa democrática” e disse que ele “veio para ficar”. De outro lado, a ANJ – Associação Nacional dos Jornais e a Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas condenam a criação do blog, qualificando-o, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, de ontem, como “canhestra tentativa de intimidar jornais e jornalistas” e “atitude antiética e esquiva”. Abertura da matéria: “A ANJ condenou a decisão da Petrobras de divulgar num blog perguntas enviadas por jornalistas à assessoria de imprensa e as respostas da estatal, antecipando-se à publicação das reportagens nos jornais”. Mais adiante: “Como se não bastasse essa prática contrária aos princípios universais da liberdade de imprensa, os e-mails da resposta da assessoria de imprensa incluem ameaças de processo no caso de suas informações não receberem tratamento “adequado”, diz o comunicado da ANJ”.

Voltando ao processo de (não) decolagem da CPI, cabe avaliar que os sucessivos adiamentos do início dos trabalhos não se devem obviamente a riscos representados pela fragilidade da oposição, nem a conflitos entre o PMDB e o PT, já superados no que diz respeito aos interesses básicos do governo. Eles correspondem, na verdade, ao propósito do presidente Lula de esvaziamento dela (usando como pretexto tais conflitos). Propósito que se beneficia de pressões contrárias à investigação por parte de segmentos empresariais, que estimula a montagem de uma “pressão de massa” esquerdista sobre o Legislativo e dá tempo à preparação da estatal para influir na opinião pública, contrapondo-se à mídia com seu blog e adotando medidas de impacto social positivo, bem como para articular o aumento de sua influência no Congresso. Eis duas notas do Painel da Folha, de ontem, bem indicativas de passos, nessas direções: “Proativa – Quem conhece a Petrobras por dentro inscreve o timing da anunciada redução nos preços dos combustíveis dentro do repertório de instrumentos de que a empresa dispõe para se contrapor ao barulho em torno da CPI”. “Passivo – A Petrobras é uma empresa extremamente agressiva, observa um conhecedor das engrenagens da empresa. Ou seja, não assistirá à CPI calada, como ocorreu com os Correios em 2005”.

Nenhum comentário: