quarta-feira, 10 de junho de 2009

CNI/Ibope: Serra lidera corrida presidencial com 20 pontos de vantagem sobre Dilma

Gerson Camarotti –
DEU EM O GLOBO VALOR ONLINE

BRASÍLIA - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB-SP), aparece com 20 pontos percentuais de vantagem na disputa com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, pré-candidata do PT, na primeira simulação feita pela pesquisa CNI/Ibope para as eleições presidenciais de 2010. O levantamento - que também registrou crescimento na avaliação positiva do governo Lula - mostra Serra com 38% das intenções de voto, contra 18% de Dilma.

Neste cenário, Ciro Gomes aparece com 12%, e Heloísa Helena (PSOL-AL) tem 7%. Na pesquisa, 13% os entrevistados que disseram votar branco ou nulo. Já 12% responderam que não sabem.

Em um segundo cenário, quando Serra é substituído pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) e a ministra Dilma aparecem tecnicamente empatados. Ciro tem 22% das intenções de voto, e Dilma, 21%.

Neste cenário, governador mineiro tem 12%, enquanto Heloísa Helena registra 11%. O número de brancos e nulos sobe para 18%, e 12% não responderam.
Pesquisas Datafolha e CNT/Sensus , divulgadas no mês passado, mostraram que Dilma vem reduzindo a diferença em relação a Serra.

Serra tem o menor índice de rejeição, diz pesquisa

Segundo o Ibope, Serra também é o candidato com menor índice de rejeição.

Um total de 25% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Esse índice é de 32% para Ciro Gomes e de 34% para Dilma. Aécio Neves tem 35%, enquanto o maior índice de rejeição é de Heloísa Helena, com 40%.

Dos possíveis candidatos à presidência apresentados pela pesquisa, os mais conhecidos são Serra (76% dizem que o conhecem bem, ou mais ou menos) e Ciro Gomes (52%).

Por outro lado, 49% dos consultados disseram conhecer Dilma e Aécio pouco, ou só de ouvir falar. Esse índice é ainda maior para Heloísa Helena, de 53%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 143 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o grau de confiança é de 95%.

Nenhum comentário: