quinta-feira, 28 de maio de 2009

Terceiro mandato com a ajuda da oposição

Eleições 2010
Izabelle Torres
DEU NO CORREIO BRAZILIENSE

Até parlamentares do DEM assinaram proposta do peemedebista Jackson Barreto que permite nova reeleição. Projeto deve ser apresentado hoje

A proposta que permite um terceiro mandato para o presidente Lula pode ganhar forma hoje, quando o deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) promete apresentar uma proposta de emenda constitucional que, segundo ele, conta com o apoio de 180 parlamentares, inclusive integrantes da oposição. “Já tenho as assinaturas e agora é só protocolar. É um gesto de reconhecimento ao trabalho do atual governo. Consegui o apoio de integrantes de todas as legendas. Faltará somente um acordo para fazer a matéria caminhar”, disse ontem o parlamentar.

Na lista de assinaturas de apoiadores da proposta constam pelo menos oito integrantes do DEM.
Alguns deles admitiram o apoio ao projeto, mas dizem que o mérito ainda precisa ser amplamente discutido. “Devo ter assinado sim. Não vejo qualquer problema em discutir esse assunto. Até porque isso valerá para prefeitos e governadores também. Acho que o Parlamento é um lugar de debates”, comenta Fernando de Fabinho (DEM-BA). “A gente assina para que a matéria consiga tramitar. É um gesto de coleguismo. Mas na hora de votar o mérito, a tendência é votar com o partido”, analisa Betinho Rosado (DEM-RN). “Não há nada demais ajudar um colega a colocar seu projeto em discussão”, completa Jerônimo Reis (DEM-SE).

A boa vontade de integrantes do Democratas tem preocupado a liderança do partido. Por conta disso, deputados com posição mais radical contra o governo já articulam uma ofensiva para convencer os colegas oposicionistas a retirarem as assinaturas de apoio ao projeto de Barreto.
“Não podemos nem começar essa discussão. Faremos um verdadeiro corpo a corpo para convencer os colegas a retirarem as assinaturas. O DEM não pode sequer cogitar isso”, conta o deputado André de Paula (PE).

O líder da legenda vai além. Ronaldo Caiado (GO), disse que quem defender a tese poderá sofrer sanções da executiva do partido. “Se a assinatura foi um ato de coleguismo não é tão grave. Até porque duvido que isso chegue a tramitar. Mas se a pessoa realmente defender a ideia, o problema será levado à direção partidária”. Na semana passada, o mineiro Vitor Penido disse que apoiar uma proposta permitindo um terceiro mandato seria um ato aplaudido pela população, visto que Lula tem popularidade e não tem feito “um governo ruim”.

A proposta entretanto, tem preocupado alguns governistas. Eles alegam que a insistência na ideia e a colocação do nome de Lula como possível candidato pode enfraquecer o nome da ministra Dilma Rousseff. “O próprio presidente mandou a gente desistir disso para não dificultar o nome do PT. Por isso nem assinei o apoio ao projeto do Jackson Barreto”, disse Devanir Ribeiro (PT-SP), que por dois anos foi um defensor declarado da tese do terceiro mandato.

De acordo com a proposta do deputado Barreto, presidente da República, governadores e prefeitos poderão ser eleitos para até dois períodos imediatamente subsequentes. A emenda, entretanto, só passa a vigorar se for aprovada em um referendo popular, que deve ser realizado no segundo domingo de setembro deste ano. --> --> --> -->

Memória

Ideia surgiu em 2007

As discussões em torno da possibilidade de permitir um terceiro mandato para o presidente Lula começaram em outubro de 2007, depois que o Correio divulgou a intenção dos deputados Devanir Ribeiro (PT-SP) e Carlos William (PTC-MG) de apresentarem projetos que possibilitassem a permanência de Lula no poder mais quatro anos. Diante da polêmica em torno da ideia, William resolveu engavetar a proposta de sua autoria. Ribeiro, por sua vez, insistiu na tese. Tinha muito a ganhar. Além de aparecer como um fiel defensor do compadre Lula, o deputado saiu do grupo dos parlamentares desconhecidos.

No PT, o deputado chegou a tornar-se tema de discussão e chegou a ser chamado no Palácio do Planalto pelo próprio presidente da República. Na ocasião, Lula exigiu explicações sobre a proposta de Devanir e lhe disse que não tinha interesse em um terceiro mandato. O presidente reclamou da repercussão da ideia e pediu ao deputado para desistir do projeto. Insistente, Devanir Ribeiro reformulou o texto duas vezes e somente no fim do ano passado anunciou a desistência, depois de o PT fechar questão sobre o assunto. Na semana passada, depois de uma reunião de peemedebistas, o deputado Jackson Barreto (SE) anunciou a ideia de apresentar uma proposta semelhante a de Devanir.

Nenhum comentário: