quinta-feira, 28 de maio de 2009

Serra faz blitz contra nepotismo em S. Paulo

Silvia Amorim
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Medida visa a livrar o governo de responsabilidade pela infração

Nove meses depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu a prática de nepotismo nos três Poderes, o governo de São Paulo determinou que seja feito em toda a administração um levantamento sobre casos de contratação de parentes. O alvo são os cerca de 12 mil funcionários que exercem hoje função comissionada - o chamado cargo de confiança.

Um decreto do governador José Serra (PSDB), publicado ontem no Diário Oficial, exige que todos os comissionados declarem ao governo se têm ou não parentes até o 3º grau na administração pública. A medida é uma resposta à decisão do Supremo de agosto do ano passado que proibiu a prática do nepotismo nos três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário -, inclusive na modalidade cruzada, quando um agente público emprega o familiar do outro e vice-versa, como troca de favor.

Para fins de nepotismo, o tribunal considera o parentesco até o 3º grau com autoridades e funcionários que foram nomeados para cargos de confiança no serviço público. Mesmo que estejam há tempo no posto, esses parentes terão de sair. Os parentes atingidos pela súmula são cônjuge, companheiro, pai, filho, tio, sobrinho, cunhado, avô, neto, sogra, sogro, genro, nora, bisavô e bisneto.

Aparentados que ocupam cargos fora da órbita direta da autoridade terão sua situação analisada caso a caso. Ficam de fora do alcance da súmula os cargos de caráter político, como ministros de Estado e secretários de Estado e de município. Os parentes concursados também não perderão o emprego.

DECLARAÇÃO

No caso paulista, o funcionário terá até 60 dias para preencher uma declaração informando se é parente da "autoridade nomeante" - governador ou superintende de autarquia - ou de servidor investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento.

O governo pede ainda que sejam informados casos de familiares no Legislativo, no Judiciário e no Ministério Público. Quem não entregar a ficha será automaticamente considerado pelo governo cumpridor dos dispositivos da súmula.

Segundo a Secretaria da Casa Civil, se comprovado o nepotismo, o funcionário será exonerado. Em casos de dúvida caberá à Secretaria de Gestão e à Unidade Central de Recursos Humanos se manifestar. A mesma regra valerá para as empresas em que o Estado tenha maioria do capital votante.

NOVAS CONTRATAÇÕES

O governo também exigirá a partir de agora que todas as contratações para cargos em comissão sejam acompanhadas de declaração negativa para o nepotismo.

Na prática, o decreto visa a retirar do governo e transferir para o funcionário qualquer responsabilidade sobre casos de descumprimento à ordem do Supremo. A administração entende que, ao pedir uma declaração dos contratados, cumpre o seu papel e não poderá ser acionada judicialmente.

A medida foi a mesma adotada no ano passado pela Assembleia Legislativa de São Paulo, que exigiu dos deputados e funcionários a declaração de parentes trabalhando na Casa.

A administração estadual tem cerca de 12 mil funcionários em cargos de comissão. Mais da metade (6.638) está na administração direta. O restante, em autarquias, fundações, entre outros.

Dos 6.638 contratados diretamente pelo governo, informou a Secretaria de Gestão, quase 4 mil são funcionários concursados que estão, temporariamente, exercendo uma função de confiança. Os que não passaram por concurso público somam 2.728. O Estado tem, no total, 764 mil servidores.

NÚMEROS

764 mil é número total de servidores do governo de São Paulo

12 mil são funcionários comissionados

6.638 estão na administração direta. Destes, 3.910 são concursados e estão temporariamente ocupando um cargo de confiança

Um comentário:

Anônimo disse...

Onde será que posso fazer minha denuncia?
Muitas coisas não funcionam nas secretarias e ministérios justamente porque a prima do "DEPUTADINHO" é a chefe loca. Temos milhares de exemplos de que pessoas que NÃO são da área trabalham nela porque o parente caridoso a colocou lá.
É uma vergonha e poderiam fazer um disque DENUNCIA contra o nepotismo.
Resolvia com a questão do emprego (porque teriam que contratar milhares de telemarketing) e com a questão do funcionamento dos orgãos publicos (em parte porque o local já é contaminado de natureza).