quinta-feira, 7 de maio de 2009

PSDB e DEM se aliam ao PPS na defesa da poupança

Christiane Samarco
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

O PSDB e o DEM vão se juntar hoje ao PPS e engrossar a campanha que pressiona o governo a não mexer nas regras da poupança. A adesão foi motivada por uma pesquisa de opinião em que 76% da população disse ser contra mexer na rentabilidade da caderneta.

A campanha vinha sendo carregada solitariamente pelo PPS, que já chegou a comparar o debate interno do governo sobre a rentabilidade da caderneta ao confisco do governo Collor, em 1990. Ontem, numa reunião dos três partidos, os líderes da oposição decidiram que vão divulgar hoje uma nota conjunta desafiando o Planalto a não mexer nas regras da poupança e cobrando a contínua redução dos juros.

A nota estava sendo redigida ontem à noite sob orientação dos representantes de cada um dos partidos: Raul Jungmann (PE), pelo PPS; Luiz Paulo Vellozo Lucas (ES), do PSDB; e Paulo Bornhausen (SC), que é vice-presidente do DEM e foi um dos articuladores do movimento "Xô, CPMF" que ajudou a derrubar o imposto do cheque no fim do ano passado.

A pesquisa que mostrou a reação da população ao debate sobre o futuro da poupança foi feita pelo Instituto Análise, do cientista político Alberto Carlos Almeida.

Nenhum comentário: