sábado, 16 de maio de 2009

PMDB tem mais forças que o PT na Petrobras

Ramona Ordoñez
DEU EM O GLOBO

Apesar de não ocupar presidência, partido aliado conseguiu, no loteamento de cargos, poder em áreas estratégicas

O controle da Petrobras, a maior empresa da América Latina e uma das maiores petrolíferas de capital aberto do mundo, foi loteado entre o PT e o PMDB. Segundo uma fonte do setor, depois de intensa disputa entre os dois partidos ao longo dos últimos anos, hoje é o PMDB que controla algumas das áreas operacionais mais importantes.

O PT tem os cargos de presidente do Conselho de Administração da Petrobras, ocupado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e a presidência da estatal, com José Sergio Gabrielli. Mas é do PMDB a diretoria de Abastecimento, ocupada por Paulo Roberto Costa, que conta com o apoio do PP. A diretoria é responsável pela importação e pela exportação de petróleo e derivados, pela venda de combustíveis e, atualmente, desenvolve projetos para construir cinco refinarias no país.

Costa comanda investimentos de US$ 43,4 bilhões no período de 2009 a 2013. Segundo fontes, entre as pessoas que exercem influência na Petrobras que são do PMDB, estão os deputados Henrique Alves e Eduardo Cunha.

José Dirceu também teria influência na estatal Fontes garantem ainda que o deputado cassado José Dirceu continua exercendo influência dentro da estatal.

O PMDB também nomeou, para a diretoria internacional da Petrobras, Jorge Luiz Zelada, que coordena as atividades da estatal no exterior, com um orçamento de US$ 15,9 bilhões até 2013.
O presidente da Transpetro, subsidiária da área de transportes e dutos, Sérgio Machado, também conta com o apoio do PMDB, mas tem o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No início do ano passado, o PT e o PMDB travaram uma intensa luta pela diretoria de Abastecimento. O PT queria colocar Alan Kardec no lugar de Costa nessa diretoria. Ao fim da disputa, foi criada a Petrobras Biocombustível, para a qual foi nomeado Kardec como presidente.

Mas, no mês passado, descontente com a atuação de Kardec, o PMDB conseguiu nomear para a presidência da Biocombustível o ex-ministro de Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto. No meio da disputa, o diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella, indicado pelo PCdoB, conseguiu se manter no cargo.

Nenhum comentário: