quarta-feira, 27 de maio de 2009

Partidos rejeitam o voto fechado

DEU NA GAZETA MERCANTIL

A reforma política continua em discussão na Câmara dos Deputados. Ontem à tarde, oito partidos que são contra uma das principais propostas do texto, o voto em lista fechada, se encontraram para debater o tema.

A liderança do PSB promoveu a reunião, que tinha a finalidade de definir a estratégia para derrubar a proposta. Além do PSB, os sete partidos contrários, como o PR, o PP e o PDT, alegam que o voto em lista fechada tira do eleitor o direito de escolher seu candidato e fere os princípios democráticos.

O PSDB também se reuniu para definir a estratégia na análise da matéria. Até o momento, o partido não fechou questão na proposta e pode ser decisivo na hora da votação.

Em reunião de líderes na semana passada, ficou acordado que seria apresentado um requerimento de urgência à proposta de reforma política na sessão plenária de hoje. Com isso, a matéria teria uma tramitação mais rápida na Câmara dos Deputados. Mas, para aprovar esse requerimento, é preciso o voto da maioria: 257 deputados.

Tudo indicado, entretanto, que antes de ser colocado em votação, o tema demandará muitas negociações não apenas entre os partidos, governo e oposição, mas também dentro das legendas. Trata-se de um dos projetos mais polêmicos que tramita na Casa.

Nenhum comentário: