sábado, 30 de maio de 2009

Ofensiva digital

Prosa & Verso
DEU EM O GLOBO

Na capa deste sábado do Prosa & Verso, matéria de Rachel Bertol mostra como as editoras estão investindo em novos tipos de marketing para o livro, com sites, TVs na web e ações em redes sociais. Nos próximos dias, o grupo Ediouro começa a testar na internet a primeira TV digital feita por uma editora no Brasil, cujos programas serão voltados para o conteúdo produzido pelo grupo - além de literatura, a empresa tem muitas revistas, a maioria na área de conhecimento, como ciência e história. De Nova York, a correspondente Marília Martins conta como editoras como Simon Schuster e HarperCollins estão vendo no marketing pela internet uma maneira de "caçar os leitores em casa" em períodos de crise. Da Alemanha, a correspondente Graça Magalhães-Rueter mostra os movimentos feitos por autores europeus contra a digitalização dos livros realizada pelo Google. Miguel Conde faz matéria sobre como o sistema de impressão digital cria novo modelo de relação entre escritores e editores.

Em sua coluna, José Castello escreve sobre "O livro de travesseiro" (Editora Escritos), de Sei Shônagon. Elias Fajardo faz resenha de "Pequenas biografias não autorizadas" (7Letras), de Leonardo Marona. E Marcelo Jacques, professor de literatura francesa da Faculdade de Letras da UFRJ, escreve a respeito de "Zazie no metrô" (Cosac), de Raymond Queneau, um clássico da literatura francesa no Brasil que ganha nova tradução, assinada por Paulo Werneck. Queneau, como diz Marcelo Jacques, foi "um típico intelectual francês do século XX, curioso, inquieto e intensamente envolvido com as grandes questões de seu tempo". O romance foi publicado em 1960 e, um ano depois, Queneau fundou, junto com o matemático François Le Lionnais, o OuLiPo, o Ateliê de Literatura Potencial, seu projeto mais conhecido.

Na edição, ainda, Télio Navega, titular do blog Gibizada, do Globo Online, faz matéria sobre os primeiros títulos da coleção da Companhia das Letras dedicada às histórias em quadrinhos. Entre outros, Navega entrevista Craig Thompson, autor de "Retalhos", premiadíssima HQ.

Boas leituras

Nenhum comentário: