sábado, 9 de maio de 2009

Novas regras da poupança devem sair até quarta-feira

Da Enviada a Campo Grande (MS)
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu irritado ontem em Campo Grande (MS) ao ser questionado sobre a chance de mudar os rendimentos da poupança.

"Eu não posso ser irresponsável e falar de poupança todo dia porque essa é uma questão que vai ser definida pelo ministro da Economia e pelo Banco Central. Ou seja, à medida que a gente fica especulando com uma coisa que a gente não sabe que vai acontecer, a gente fica causando dano a terceiros", afirmou ele, após a inauguração do Trem do Pantanal.

Lula afirmou ainda que vai esperar a equipe econômica apresentar uma proposta sobre o tema. "A única coisa que eu vou dizer, e vou repetir para não falar em poupança nunca mais até o ministro Guido Mantega falar, é que os pobres não perderão nada neste país", disse.

No mais recente cronograma do governo, a previsão é divulgar novas regras para a poupança até quarta-feira.

Conforme a Folha publicou ontem, Lula decidiu que a alteração nas regras de remuneração não vai atingir a maioria dos poupadores. A ideia é cobrar Imposto de Renda sobre os rendimentos a partir de um patamar alto.

Para estimular os fundos de investimentos, o governo vai ainda reduzir tributação sobre esse tipo de aplicação. Em Buenos Aires, Mantega afirmou que as mudanças na remuneração da caderneta de poupança não trarão perdas aos investidores.

Nenhum comentário: