sexta-feira, 22 de maio de 2009

No Rio, uma prévia eleitoral

DEU EM O GLOBO

Representantes de centrais sindicais se uniram a dirigentes da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Movimento dos Sem Terra (MST) e do PT em passeata no Centro do Rio contra a CPI da Petrobras. Acabou virando um ato político, e os 3 mil manifestantes puxaram o coro "Dilma presidente".

CUT, UNE e MST por Dilma e pela Petrobras

Entidades e petistas protestam contra CPI e atacam Serra e PSDB, no Centro do Rio

Passeata comandada no Centro do Rio pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), por petistas e por movimentos sindicais, sociais e estudantis, como CUT, UNE, MST e Sindipetro, reuniu ontem cerca de três mil pessoas para protestar contra a CPI da Petrobras. A manifestação saiu da Candelária, fechou a Avenida Rio Branco, provocando grande confusão no trânsito, e terminou num abraço à sede da empresa, na Avenida Chile. O protesto contra a CPI virou político, com um grupo puxando o coro de "Dilma presidente". E não faltaram ataques ao governador tucano de São Paulo, José Serra, possível adversário da ministra Dilma Rousseff na eleição presidencial de 2010.

Sindicalistas gritaram palavras de ordem contra o PSDB, que propôs a CPI, e Serra:

- Sai, José Serra - bradou um sindicalista no carro de som, puxando o coro "Sai, seu tucano, sai ladrão. Larga a Petrobras, patrimônio da nação".

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), também atacou os tucanos:

- Sabemos o que foram os oito anos do governo FH. Essa crise é fruto da política neoliberal deles. Agora querem atingir a empresa símbolo de orgulho do país. Não vamos tolerar que ninguém jogue lama na Petrobras. Vamos ocupar as ruas para protestar.

O deputado Antonio Biscaia (PT-RJ) fez coro:

- Essa CPI é irresponsável e antipatriota.

Líder do PSDB no Senado, o senador Arthur Virgílio afirmou que a mobilização foi organizada por entidades que recebem recursos públicos. Ele disse ainda que os manifestantes só pensam em eleição e são "cúmplices da corrupção":

- Os tucanos estão é defendendo a Petrobras contra corruptos que estão aparelhando politicamente e economicamente a empresa.

Nenhum comentário: