terça-feira, 26 de maio de 2009

No Recife, ato contra comissão

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

A CPI da Petrobras foi tema de ato de repúdio ontem na Câmara dos Vereadores do Recife. Representantes de sindicatos liderados pela Central Única dos Trabalhadores, e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), em conjunto com políticos do PT, PDT, PCdoB, PHS, PTN, PRP abraçaram um tambor representando a Petrobras, fechando o trânsito em frente a Casa de José Mariano, às 11h20.

O discurso adotado no evento era de defesa da Petrobras e o alvo principal era a “direita brasileira”, que supostamente teria enfraquecido a empresa durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e tentado privatizar a estatal. Os três senadores de Pernambuco – Sérgio Guerra (PSDB), Marco Maciel (DEM) e Jarbas Vasconcelos (PMDB) – também viraram alvo da artilharia, formada por líderes do PT, do PDT, bem como pela CUT por terem apoiado a criação da CPI.

O presidente estadual do PT, Jorge Perez, sugeriu a criação de um comitê para definir novas manifestações. Os vereadores da legenda deverão fazer pronunciamentos em todo o Estado. O ato público foi o principal assunto na sessão de ontem da Casa de José Mariano, gerando polêmica entre vereadores governistas e da oposição.

Entre os líderes políticos presentes no evento, estavam o ex-prefeito João Paulo (PT), o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa (PT), além dos deputados federais Fernando Ferro (PT), Pedro Eugênio (PT), Fernando Nascimento (PT) e Paulo Rubens Santiago (PDT).

Em reportagem do último domingo, o jornal Folha de S. Paulo informou que entidades que atacam a CPI – a exemplo da CUT, UNE e ABI – receberam recursos da Petrobras. Questionado ontem sobre o assunto, o presidente da CUT em Pernambuco, Sérgio Goiana, comentou que a estatal financia projeto de alfabetização que conta com a participação de alguns movimentos na formação de turmas.

Nenhum comentário: