terça-feira, 26 de maio de 2009

Lula volta a atacar antecessores

Chico de Gois
DEU EM O GLOBO

Presidente faz piada com viagens ao exterior

CACHOEIRA (BA). O presidente Lula voltou a criticar seus antecessores, ontem, em Cachoeira, a 120 km de Salvador, onde foi entregar a obra de recuperação do Quarteirão Leite Alves, prédio histórico que abrigará o primeiro campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Num discurso de 15 minutos, Lula disse que nenhum governo, em nenhum momento da história do país, investiu mais em educação do que sua administração.

— Certamente aqui tem gente muito mais letrada do que eu. Agora, pesquisem e vejam se existiu no país, em todo o tempo que este país existe, um governo que fez pelo menos 50% do que estamos fazendo pela educação.

Como tossiu algumas vezes, Lula brincou com o fato de estar com problemas na garganta e acabou escorregando no português.

— Estou com um problema na garganta talvez porque tenha falado árabe, chinês e turco, e minha garganta se enrolou um pouco e agora está tendo dificuldade para falar português. Mas eu vou falar em baianês — brincou, referindose às visitas à Arábia Saudita, à China e à Turquia.

E, ao falar sobre ações do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) na região, complementou: — Vou ter de repetir o que o Iphan disse para vocês poderem gravar o que está sendo fazido (sic) aqui.

Em resposta às vaias de estudantes que cobravam do governador Jaques Wagner (PT) laboratórios e mais professores para as universidades, Lula disse: — Quem disse que pobre não tem que ter laboratório? Isso diziam antes de eu chegar à Presidência e o Jaques Wagner ao governo.

Queremos que este povo conquiste cidadania.

Nenhum comentário: