sábado, 2 de maio de 2009

Lula: Sarah é modelo de saúde

Ruben Berta
DEU EM O GLOBO

Funcionários são mais dedicados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o governador Sérgio Cabral defenderam ontem, durante a inauguração do Centro Internacional Sarah de Neurorreabilitação e Neurociências, que o modelo de gestão utilizado na rede sirva de referência para os hospitais públicos do país. As unidades do Sarah são administradas por uma entidade sem fins lucrativos, a Associação das Pioneiras Sociais, criada em 1991.

- Esse pode ser um modelo de saúde para esse país num futuro muito próximo - disse o presidente Lula.

Cabral e Temporão foram enfáticos ao defender os projetos de criação de fundações estatais para a administração de hospitais públicos, modelo que teria características semelhantes às da Rede Sarah. O ministro da Saúde destacou que essa forma de gestão provoca o compromisso dos profissionais com a qualidade do serviço:

- Uma das principais críticas a esse tipo de gestão é que os profissionais não têm estabilidade, são contratados pela CLT. Agora, veja se alguém que é atendido no Sarah tem queixas do atendimento? Todos os funcionários são avaliados. Existem metas, indicadores de que, se não tiverem desempenho adequado, são demitidos, como todo e qualquer trabalhador brasileiro.

A unidade inaugurada ontem, que conta com recursos da União, tem capacidade para atender gratuitamente cerca de 20 mil pacientes por mês. Há 209 leitos disponíveis e o horário de atendimento é, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Não haverá atendimento de emergência e as consultas podem ser marcadas apenas pelo telefone 3543-7600. O endereço é Avenida Canal Arroio Pavuna sem número, em Jacarepaguá.A construção do hospital, que será ainda um centro de referência de pesquisa em neurociência, custou R$150 milhões.

Nenhum comentário: