sábado, 2 de maio de 2009

Lula já chamou congressistas de "300 picaretas"

Da Redação
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

"Há uma maioria de 300 picaretas que defendem apenas seus próprios interesses." A frase sobre o Congresso, dita em setembro de 1993, é do mesmo Lula que agora defende os parlamentares envolvidos com a farra das passagens.

Então presidente do PT e pré-candidato para 1994, Lula percorria Estados da Amazônia, em campanha, quando comentou a atuação dos congressistas.

Depois, ao explicar a declaração, disse que defendia o Legislativo. "O resto é gente boa (...), que vota por convicção ideológica e não por fisiologismo."

Mas foi em 1994 que a frase ganhou repercussão, ao virar letra dos Paralamas do Sucesso -"Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou/ São 300 picaretas com anel de doutor".

Em junho daquele ano, a banda foi proibida pelo Ministério Público Federal, a pedido da Câmara, de executar a música em um show em Brasília.

Lula, no ano passado, já tinha feito defesa de congressistas envolvidos em denúncias. Sobre Severino Cavalcanti (PP-PE), que renunciou à presidência da Câmara em 2005, após se envolver num escândalo, disse que ele foi derrubado pela própria oposição que o elegeu. "Aquela parte da elite paulista e do Paraná, [aqueles] que te convidavam para fazer palestra toda semana para falar mal de projetos, hoje, se te encontram na rua, não cumprimentam."

Nenhum comentário: