quinta-feira, 28 de maio de 2009

Lula está à direita de FH, diz sociólogo ex-petista

Adauri Antunes Barbosa
DEU EM O GLOBO

"Presidente tenta se legitimar promovendo consensos que passam pela cooptação dos mais pobres", afirma

SÃO PAULO. A visão de um ex-petista, o sociólogo e cientista político Francisco de Oliveira, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), provocou reações no PT. Em entrevista ao jornal "Valor", Chico Oliveira, como é conhecido, disse que o presidente Lula está à direita do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e que o governador José Serra (PSDB) é "o grande líder conservador" do país. Para Chico Oliveira, Lula está à direita de FH por "não recompor as estruturas do Estado e não avançar na ampliação de direitos".

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, rebateu:

- É uma visão profundamente equivocada. Na política você tem sempre que respeitar opiniões, mas nas categorias sociológicas da ciência política do que é esquerda e direita, no padrão clássico, é impossível concordar - afirmou Berzoini.

O presidente do PT disse, porém, concordar com Chico Oliveira na crítica a Serra. Para o sociólogo, Serra "faz um governo gerencial e até reacionário, ao lidar com funcionalismo e com a universidade pública. É um político que gradualmente se converteu, quando vemos o passado dele e o local onde atua agora".

Procurado, por meio de sua assessoria, Serra não comentou a entrevista do sociólogo.

Chico Oliveira disse ainda que o país vive "um consenso conservador" que impede mudanças. Ele criticou o Bolsa Família: "O presidente tenta se legitimar promovendo consensos que passam pela cooptação dos mais pobres. O Bolsa Família não é um direito, é uma dádiva".

E também criticou a candidatura de Aécio Neves (PSDB), governador de Minas, à Presidência: "Aécio parece mais um político superficial que se faz sob a herança política familiar. Nunca vi uma opinião dele que impressionasse".

Nenhum comentário: