domingo, 31 de maio de 2009

(L'Oiseau de Feu)

Igor Stravinsky conducts The Firebird
Confira o vídeo

Clique no link abaixo

http://www.youtube.com/watch?v=mUwdyN27TWI

Filho de um cantor da ópera imperial de São Petersburgo, aos vinte anos estudou com o compositor Rimsky-Korsakov. Em 1906, casou-se com Catherine Nossenko. Tiveram quatro filhos: Theodore, Ludmila, Soulima e Milena. Em 1910, compôs Pássaro de Fogo – o primeiro de uma série encomendada pelo Balé Russo, e obteve imediato sucesso. A partir daí, outras obras para balé lhe seriam solicitadas. Em menos de um ano, mais uma vitória. Dessa vez, com Petrushka, interpretada por Nijinsky. Mas foi com a célebre A Sagração da Primavera (1913) que seu nome entraria mesmo para a história da música universal. A apresentação da obra causou escândalo devido às dissonâncias, à assimetria e alternância de ritmos da música.

Posteriormente, A Sagração da Primavera foi conduzida no filme Fantasia.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (19141918), mudou-se para a Suíça. De 1920 a 1939, Stravinski viveu na França. Na década de 1930, em menos de dois anos, perdeu a filha mais nova e a esposa, ambas vítimas de tuberculose. Pouco tempo depois, perdeu também a mãe.

Desgostoso, buscou novos ares. Com o início da Segunda Guerra Mundial, Stravinski foi morar nos Estados Unidos. Antes, casou-se com Vera Sudeikina, sua amante havia vários anos. Desembarcou no país em setembro de 1939 e tornou-se cidadão norte-americano em 1945.

Em 1963, resolveu visitar sua pátria, quase meio século depois que partiu. Foi recebido com carinho pelos fãs e homenageado pelo governo soviético.

Sua obra tem influências de canções folclóricas, primitivismo, jazz, Música classicista, bitonalidade, atonalidade e serialismo. O compositor continuou trabalhando até os oitenta anos.

Nenhum comentário: