sábado, 16 de maio de 2009

Iraniano filma a música como combate à repressão

Enviada a Cannes
DEU NA FOLHA DE S. PAULO / Ilustrada

"Um filme clandestino sobre a música underground no Irã." Assim o iraniano Bahman Ghobadi ("Tempo de Embebedar Cavalos") definiu seu "No One Knows About Persian Cats" (ninguém sabe sobre os gatos persas), que abriu anteontem a mostra Um Certo Olhar.

"Baseado em personagens e eventos reais", o filme segue as tentativas de dois músicos de obter autorização para tocar fora do Irã. Ela e ele cantam rock em inglês, são fãs de Strokes e Sigur Rós e contam com a ajuda de amigos para ensaiar clandestinamente em Teerã.

Da rede de conexões com músicos e despachantes que a dupla mobiliza faz parte um grupo de rap, cujo líder diz não querer atravessar fronteiras. "Deus, acorda! Tenho que falar com você", diz uma letra.

A jornalista iraniano-americana Roxana Saberi, namorada de Ghobadi, assina como corroteirista. Acusada pelo Irã de espionar para os EUA, ela foi sucessivamente detida, solta e impedida de sair de seu país neste ano, fatos que levaram o presidente Barack Obama a se manifestar em seu favor.

"Minha namorada não veio porque ficou muito aflita sobre o que poderia acontecer com sua família caso deixasse o Irã", afirmou Ghobadi. O cineasta disse que "No One Knows About Persian Cats" tem origem numa depressão que ele sofreu, após três anos de tentativas infrutíferas para ser autorizado a filmar outro longa.

Disse que foi buscar na música um efeito terapêutico e terminou aprendendo com "os underground" a desafiar a repressão e contornar proibições impostas pelo governo. (SA)

Nenhum comentário: