terça-feira, 28 de abril de 2009

Niterói - em memória do Holocausto

Graziela Melo

Rostos tristes, cansados, sofridos, doloridos, enrugados pelo tempo e pelas dores de uma guerra distante. Eu disse, distante? Não! Distante pode ser para os jovens da década de sessenta, setenta. Mas essa monstruosa guerra que terminou no ano de 1945, continua muito próxima de suas almas cheias de seqüelas. Foi isso que eu li no rosto de cada um dos presentes à solenidade para lembrar o holocausto, na Câmara dos Vereadores de Niterói, ontem à noite.

Os discursos carregados de lembranças das tragédias vividas, nos faziam sentir o quanto foram insultuosas as declarações do presidente do Irã Mahmoud Almadinejad, vergonhosas até mesmo para o seu próprio povo. Foi como se debochasse da humanidade.

O ato foi promovido pela Câmara de Vereadores de Niterói e conduzido pelo vereador Paulo Bagueira (PPS), presidente da casa. Presentes vários representantes de entidades judaicas do Rio e Niterói, o vice-prefeito da cidade José Vicente (PPS), o ex-deputado e procurador da ALERJ, Marcelo Cerqueira, o advogado de presos políticos Modesto da Silveira, o representante da FIRJAN, da OAB, entre outros.

Um dos objetivos do ato em memória do holocausto, foi, concomitantemente, homenagear Roland Paule Fichcheg(PPS), também judia, com o título de cidadã niteroiense.

Belíssima a apresentação do coral judaico de Niterói que tocou e cantou músicas produzidas pelos partizans da resistência ao nazi-fascismo.

Auditório lotado com a presença de muitos amigos da homenageada.

Uma bela e inesquecível noite.

E viva a PAZ!!!

Nenhum comentário: