domingo, 26 de abril de 2009

Meirelles vê ''excesso de otimismo'' no Brasil

Rolf Kuntz, Washington
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, voltou a advertir para o que considera "excesso de otimismo" no Brasil. Segundo ele, ainda não há sinais suficientes de retomada da economia brasileira, apesar dos indicadores positivos de alguns setores. "Devemos esperar mais sinais para falar em recuperação. É cedo para declarar que o trabalho está pronto."

O Brasil, segundo Meirelles, deverá retomar o crescimento antes de vários outros países, porque sua economia está resistente e medidas estão sendo tomadas para estimular a atividade. Mas ele não se arriscou a opinar sobre a situação da América Latina, como havia feito na véspera o diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI, Nicolás Eyzaguirre. Para o diretor do FMI, a região, incluindo o Brasil, já bateu no fundo do poço. Quanto ao País, Meirelles lembrou o perigo dos surtos ciclotímicos de otimismo e de pessimismo.

Meirelles participou na sexta-feira da reunião de ministros de Finanças e autoridades monetárias do G-20, evento paralelo à reunião do FMI. Foi o primeiro encontro em nível técnico depois da conferência de chefes de governo realizada em Londres no dia 2. É cada vez mais clara, segundo ele, a importância do G-20 na formulação de políticas. Decisões de importância sistêmica, acrescentou, não podem mais ser tomadas num fórum restrito como o G-7 (formado por EUA, Japão, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França e Itália).

À noite, os presidentes de bancos centrais reuniram-se na sede do Federal Reserve e discutiram sobre políticas de recuperação do setor bancário e de regulação do sistema financeiro.

Nenhum comentário: