domingo, 19 de abril de 2009

Gasto da Presidência com publicidade sobe 24,9%

Regina Alvarez
DEU EM O GLOBO

Secretaria de Comunicação atribui à crise o aumento da despesa, que chegou a R$37,1 milhões no primeiro trimestre

BRASÍLIA. Em plena crise econômica, as despesas da Presidência da República com publicidade cresceram 24,9% no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2008.

Enquanto o setor privado apertou o cinto para fazer frente ao abalo global da economia, o governo seguiu na direção inversa, elevando despesas em geral e os gastos com propaganda. Até março, esses gastos já chegavam a R$37,1 milhões, contra R$29,7 milhões registrados nos três primeiros meses de 2008.

No cálculo estão computados os pagamentos feitos do Orçamento do ano e os chamados restos a pagar - despesas de exercícios anteriores pagas em 2009. A maior parte das despesas se refere a publicidade institucional - R$26,649 milhões em 2009 - para divulgar ações do governo. O restante foi gasto com publicidade de utilidade pública, como campanhas de trânsito e de vacinação.

O Orçamento de 2009 destina R$171 milhões para a Presidência gastar com publicidade, sendo R$139 milhões para as campanhas institucionais e R$32 milhões para peças de utilidade pública. O valor é 10% maior em relação à dotação de 2008, de R$155,2 milhões.

O governo atribui esse aumento à crise. O subchefe-executivo da Secretaria de Comunicação Social, Ottoni Fernandes Júnior, disse que a pasta optou por começar mais cedo as campanhas institucionais para informar à sociedade as ações que o governo adota para enfrentar e combater a crise - as chamadas medidas anticíclicas.

- A grande massa não lê jornal. Fizemos ações de assessoria de imprensa, mas depois percebemos a necessidade de reforçar a comunicação com as campanhas – disse.

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