quarta-feira, 18 de março de 2009

Oposições saem em campanha por causa da irresponsabilidade do governo, diz Freire

Valéria de Oliveira
DEU NO PORTAL DO PPS

“Forçadas pela irresponsabilidade do governo, as oposições vão se lançar à pré-campanha presidencial desde já”, disse o presidente do PPS, Roberto Freire, ao comentar a reunião que participou em Recife, na qual os pré-candidatos Aécio Neves e José Serra, ambos do PSBD, anunciaram a decisão de viajar o país arrebanhando apoios e votos.

Freire referia-se ao comportamento do presidente Lula, que vem fazendo campanha aberta para a ministra Dilma Roussef, da Casa Civil. “Não tendo candidato natural, o governo forçou a precipitação do processo sucessório de 2010 para ver se dá tempo de emplacar uma candidata, deixando os seríssimos problemas do país com a crise em segundo plano”, analisou.

Desequilíbrio

As oposições, observou, não devem ficar paradas diante desse comportamento do adversário. Entretanto, observa, farão uma pré-campanha dentro da lei. “Não poderíamos ficar esperando que esse governo tivesse compostura, seriedade, porque ele nunca teve nem terá”. Um desequilíbrio de forças, com o uso do aparelho do Estado na campanha de Dilma, já existe, salientou. “Deixá-los fazer campanha como se houvesse candidatura única seria absurdo”, diz Freire.

O ex-senador ressalvou que a campanha da oposição será “mais responsável”, pois não colocará em risco medidas importantes para os estados e municípios governados pelos partidos que as compõem, como aquelas destinadas a combater a crise econômica.

Freire garantiu que haverá unidade entre os dois postulantes a encabeçar a chapa que vai enfrentar o governo. “Eu tenho convivido com eles (Serra e Aécio); as atitudes, gestos, atos, expressões atestam essa idéia de unidade, embora os adversários queiram propagar o contrário, porque seria bom para eles se não houvesse união”.

Os próximos passos da pré-campanha, adiantou, serão viagens pelo país levando a proposta dos partidos oposicionistas.

Nenhum comentário: