segunda-feira, 23 de março de 2009

ELEIÇÕES DATAFOLHA: RJ

Plínio Fraga
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Cabral lidera, mas oposição é forte no Rio

Governador tem 26% e vê empate entre Crivella, Gabeira, Montes e Maia em 2º

Com cacife eleitoral forte, Crivella, Gabeira e Maia são hoje capazes de enfrentar Cabral; Garotinho, com 7%, está num patamar abaixo

O governador Sérgio Cabral (PMDB) larga à frente na disputa sucessória de 2010 no Rio de Janeiro, mas pesquisa Datafolha mostra haver hoje adversários com potencial para tentar impedir sua eventual reeleição. Cabral aparece em primeiro nos dois cenários em que seu nome é apresentado, mas o senador Marcelo Crivella (PRB), o deputado federal Fernando Gabeira (PV), o deputado estadual Wagner Montes (PDT) e o ex-prefeito Cesar Maia (DEM) são rivais próximos.

Foram apresentados quatro cenários ao eleitor. No primeiro, foi levado em conta que os partidos mais representativos teriam candidato próprio (veja quadro). Cabral atingiu 26%, Crivella, 16%, Gabeira, 15%, Montes, 11%, e Maia, 10%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os quatro estão empatados em segundo lugar.

O segundo cenário permite uma especulação caso Cabral consiga se viabilizar como candidato a vice, numa eventual chapa da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência, e abra mão da disputa no Rio.

Nesse caso, com o ex-governador Anthony Garotinho sendo colocado como candidato do PMDB, a liderança se dividiria entre Gabeira com 18%, Crivella com 17%, Maia, 16% e Montes, 13%. Garotinho teria 8%, ao lado de Frossard, com 7%.

No atual atual quadro político, se Cabral ficasse fora da disputa, ele dificilmente apoiaria Garotinho como nome do PMDB, preferindo alguém de seu grupo político, como o vice-governador Luiz Fernando Pezão. Com Pezão como candidato do PMDB, Crivella teria 20% dos votos, Gabeira 19%, Maia 17% e Montes 14%.

A desgastada relação com Cabral pode levar Garotinho a trocar de partido. Ele já faz negociações discretas com legendas como PSDB, PTB e PR.

O Datafolha testou a hipótese de Garotinho deixar o PMDB. Cabral lideraria com 21% dos votos, seguido por Gabeira com 15%, Crivella com 14%, Montes com 12% e Maia com 11%. Garotinho ficaria com 7%, Frossard, com 6%.

Dos cenários traçados, conclui-se que Crivella, Gabeira e Maia são hoje donos de um cacife eleitoral forte, capazes de enfrentar Cabral. Garotinho está num patamar abaixo, e o petista Lindberg Farias vê comprometida a possibilidade de sair candidato.

Nenhum comentário: