terça-feira, 17 de março de 2009

Deputado do PDT lidera pesquisa para governo do Rio

Ana Paula Grabois, do Rio
DEU NO VALOR ECONÔMICO

Serra lidera a pesquisa para presidente

O deputado estadual Wagner Montes (PDT) está na liderança de pesquisa eleitoral para o governo do Rio em 2010. Apresentador de programa popular na TV Record, Montes já havia liderado as primeiras pesquisas na eleição para prefeito do Rio, no ano passado, mas desistiu de concorrer porque disse ter ganho boa estrutura do canal de TV onde trabalha, controlado pelo grupo ligado ao então candidato do PRB, o senador e bispo da Igreja Universal Marcelo Crivella.

O levantamento divulgado ontem, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS), mostra Montes com 27% das intenções de voto. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), candidato declarado à reeleição, aparece com 24%, seguido pelo deputado federal do PV Fernando Gabeira (22%), pelo ex-prefeito Cesar Maia (DEM), com 10%, e pelo prefeito reeleito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, do PT, com 5%. No cenário sem Cabral, mas com o ex-governador Anthony Garotinho (PMDB), que pretende lançar-se como candidato, Montes mantém o percentual de 27%. Gabeira aparece em segundo, com 23%, seguido por Cesar Maia (13%), Garotinho (11%) e Lindberg (6%).

Cabral recebeu aprovação de 32% dos entrevistados e 18% de reprovação, enquanto 46% classificaram seu desempenho como regular. Para as duas vagas ao Senado, a pesquisa mostra Gabeira à frente, com 14%, seguido por Crivella e pela candidata derrotada à prefeitura Jandira Feghali, do PCdoB, ambos com 13%. Em seguida, aparecem a ex-governadora do PT Benedita da Silva (9%), Cesar Maia (7%), Garotinho (6%), Lindberg (5%), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, Jorge Picciani (1%), e o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, do PDT, com 1%.

Para presidente, a pesquisa mostra o governador de São Paulo do PSDB, José Serra, à frente, com 30% das respostas, seguido por Ciro Gomes (PSB), com 17%, Heloisa Helesa (PSOL), com 16%, e pela ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, do PT, com 12%. A pesquisa do IBPS foi feita entre os dias 9 e 13 de março com 1.105 entrevistados no Estado do Rio. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário: