terça-feira, 17 de março de 2009

A campanha de 2010 já começou

Carolina Brígido
DEU EM O GLOBO


Pelo menos no território livre da internet, onde há blogs de defesa dos pré-candidatos

Legenda da foto: UMA PÁGINA do blog de admiradores de Dilma

Legenda da foto: O BLOG de apoio ao tucano José Serra

BRASÍLIA. A campanha presidencial de 2010 já começou na internet. Os principais presidenciáveis já têm a seu favor blogs feitos por admiradores e militantes anônimos. A chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff (PT), o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) têm páginas dedicadas a eles no blogspot.com. A campanha para o Palácio do Planalto já é explícita, e o Tribunal Superior Eleitoral nada pode fazer, pelo menos enquanto não for provocado - isso sem contar com as dezenas de comunidades no Orkut voltadas para estes políticos, todas com autoria de pessoas desconhecidas.

O "Blog da Dilma" reproduz notícias de jornais, além de comentários favoráveis a ela. Um dos textos diz que o blog é feito por cidadãos independentes que admiram a ministra, muitos deles sob pseudônimo. Enaltece o desempenho da ministra à frente do PAC e aproveita para atacar supostos concorrentes da ministra em 2010, dizendo que Serra e Aécio fazem propaganda antecipada com festas para o lançamento de programas de governo - por sinal, a crítica mais recorrente da oposição à ministra.

O blog que defende Serra para presidente funciona nos mesmos moldes: reproduz notícias da imprensa e ataca adversários. Aproveita para estocar Aécio: "Quem já leu os jornais mineiros fica impressionado com a absoluta falta de crítica em relação a tudo o que se relacione, direta ou indiretamente, ao governo ou ao governador". No blog, há uma enquete sobre quem deve ser vice de Serra. Aécio lidera com 31%. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) está em segundo lugar, com 12%.

Com produção própria de notícias, o blog em prol de Aécio ressalta feitos do governador. Não contém ataques a Serra, mas menciona que o nome do concorrente não é consenso entre os tucanos. O blog em defesa de Ciro também traz notícias do presidenciável e faz a divulgação da campanha: "Certo de suas potencialidades como candidato, o PSB colocará Ciro na linha de frente na discussão e análise sobre a preocupante crise econômica", diz um texto.

Nenhum comentário: