domingo, 29 de março de 2009

As mudanças nas pesquisas

Marcos Coimbra
Sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi
DEU NO ESTADO DE MINAS

Para as oposições, o crescimento firme de Lula nos índices de aprovação funcionou como um desnorteador

Na pesquisa Datafolha recém-concluída, vimos que a avaliação positiva do governo Lula sofreu, neste começo de ano, sua primeira queda, depois de quase 24 meses de crescimento contínuo. Entre novembro de 2008, período do levantamento anterior, e agora, ela caiu cinco pontos percentuais, indo de 70% a 65%.

O quadro descrito pelo Ibope, que fez seus trabalhos de campo em data parecida, foi um pouco pior. Em dezembro passado, segundo o instituto, 73% dos entrevistados consideravam “ótima” ou “boa” a atuação do governo, que diminuíram para 64% na pesquisa de março. Teriam sido, portanto, nove pontos de queda.

Já se escreveu muito sobre a popularidade de Lula, que, à medida que foi subindo, se tornou um dos traços mais marcantes deste seu segundo governo, produzindo grandes efeitos na nossa vida política. Com o tamanho que alcançou, ela sugeria uma aprovação quase unânime e se transformou em um espectro que ronda o debate político faz meses.

Dentro do PT e do lado do governo, sua principal consequência foi criar as condições para a existência da candidatura Dilma. Um Lula com os 45% que tinha no início de seu segundo mandato era uma coisa. Com 73%, outra.

O Lula do fim de 2007, quando sua aprovação beirou os 50%, poderia insistir em uma candidata com o perfil da ministra. Mas teria que brigar dentro de seu partido e até se indispor com partidos vizinhos. Talvez vencesse, mas, muito provavelmente, teria de ceder algumas coisas.

Quando, porém, a avaliação positiva alcançou os píncaros dos 70% (e a avaliação negativa quase sumiu, com minúsculos 5% a 6%), Lula pode fazer o que quis, sem ter de se preocupar com ninguém. Os que estavam à sua volta abaixaram a cabeça. O resultado foi Dilma, sem questionamentos ou negociações.

Para as oposições, o crescimento firme de Lula nos índices de aprovação funcionou como um desnorteador. Como criticar alguém que todos aprovam? O que dizer de um governo que três em cada quatro pessoas consideram ótimo ou bom?

Note-se que o problema já existia quando Lula era aprovado por “apenas” metade da população. Mas tudo ficou pior quando virou unanimidade, que deixou mudas as oposições.

Nas eleições municipais do ano passado, isso ficou evidente. Não apenas os candidatos dos partidos de oposição ficaram sem um discurso de cobranças e críticas ao governo, como, na maioria dos casos, fizeram questão de mostrar que se alinhavam com Lula. Não é irrelevante a contribuição desse fator para que ele crescesse ainda mais.

Mas o que foi mesmo que aconteceu em 2008? O que explica que a popularidade de Lula e de seu governo crescessem 20 pontos percentuais em apenas um ano? Quais as causas de uma subida tão forte e tão inusitada?

Teria sido uma grande melhora do desempenho objetivo do governo? Teria ele resolvido nossos gargalos na saúde pública, na educação, na infraestrutura, todos os outros? Ou será que foi o “carisma” de Lula, sua comunicação fácil com o povão?

A primeira simplesmente não aconteceu. A segunda não explica algo que só ocorreu agora. Lula sempre foi Lula, sempre falou do seu jeito. Seu carisma não mudou ou aumentou ano passado.

O ano de 2008 foi excepcional para um país que se acostumou com níveis modestos de crescimento econômico. Quando chegou um período melhor, a sociedade se surpreendeu e um sentimento de satisfação difusa se generalizou. Lula ganhou com isso, até por ter tido uma parcela de responsabilidade para que viesse.

Se as pesquisas estiverem captando adequadamente o que está acontecendo, uma boa fatia do crescimento anormal de Lula já foi embora, em três meses. E nos próximos três? Ou seis?

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